Quando você acessa uma página da web criptografada (por exemplo, para fazer transações bancárias on-line), o Safari verifica se o certificado do site é legítimo. Se não for, o Safari exibe uma mensagem alertando você.
O Safari também pode avisá-lo caso você visite um site suspeito de phishing. Phishing é uma tentativa fraudulenta de roubar suas informações pessoais, como nomes de usuário, senhas e outras informações de conta. Um site fraudulento se mascara – tentando se passar por um site legítimo – como um banco, instituição financeira ou provedor de serviços de e-mail.
Procure um ícone de criptografia no campo de busca e endereço. Um ícone de criptografia indica que o site usa o protocolo HTPPS, que ele possui um certificado de identidade digital e que criptografa as informações. Para visualizar o certificado de um site, clique no ícone.
Um ícone cinza indica um certificado padrão.
Um ícone verde indica um certificado EV (verificação de identidade mais abrangente) e exibe o nome do proprietário do certificado EV.
Se um site não tiver um ícone de criptografia, volte à página na qual você iniciou a sessão e verifique se há um link para outra versão do site que seja criptografada, como por exemplo, “Use o nosso site seguro”. Se disponível, utilize o link, mesmo se você não planejou visualizar ou fornecer informações privadas.
Clique em Mostrar Certificado e, em seguida, releia o conteúdo do certificado.
Se o certificado incluir uma mensagem informando que o certificado não é confiável, se foi assinado por um emissor não confiável ou se o nome e organização não são os mesmos do proprietário do site, clique em Cancelar.
Se você continuar no site, verifique o endereço na barra de ferramentas do Safari para confirmar se está correto. Alguns sites fraudulentos se disfarçam como sites confiáveis alterando uma ou duas letras do endereço do site. O certificado será armazenado no seu computador. É possível alterar os ajustes de confiança do certificado mais tarde, usando o Acesso às Chaves.
Contate o proprietário ou administrador do site e pergunte por que o site causa um aviso de certificado. Por exemplo, eles podem dizer que o site é acessível somente dentro da empresa, e por isso tem um certificado auto-assinado (não fornecido por uma autoridade certificadora). Cabe a você decidir se deve ou não confiar no site assim mesmo ou não visitá-lo.
Se o Safari exibir um aviso sobre um site fraudulento, não visite o site. Contate o administrador ou proprietário do site para obter as informações.